Sistemas de Gestão de Energia (ISO 50001:2011)

Individualmente, as organizações não podem controlar, nem os preços da energia, nem as políticas Europeias, nem as decisões governamentais. Mas podem, no entanto, melhorar a forma de gerir a energia que compram.

A implementação de um Sistema de Gestão de Energia, desenvolvido a partir dos princípios e requisitos da norma ISO 50001:2011, fornece às organizações, a possibilidade de melhor controlar a tendência dos seus custos com energia.

iso_50001_energy

Os moldes da ISO 50001:2011, foram definidos para serem implementados por qualquer organização, independentemente da sua dimensão, ramo de actividade e localização geográfica, e quer esta seja do sector público ou privado. A norma não fixa metas de melhoria do desempenho energético. Estas, ficam ao critério da organização que a utiliza. Assim, qualquer organização, independentemente da sua mestria, em gestão de energia, pode adoptar os requisitos da norma para estabelecer um consumo de energia de referência (baseline), e a partir daí, melhorar o seu desempenho energético a um ritmo apropriado ao seu contexto e capacidades.

A atuação da Your Savings, nesta vertente, abrange não só a implementação e as auditorias de 1ª e 2ª partes, de sistemas de gestão de energia, como também a capacitação dos elementos da organização directamente implicados no Sistema de Gestão de Energia. A Your Savings, terá sido a primeira organização em Portugal a promover, em 2011, acções de formação sobre o tema implementação melhoria e manutenção de sistemas de gestão de energia ISO 50001.

Unsupported Browser

Unfortunately your browser is not supported.

It is highly recommended that you upgrade to a modern browser such as the latest versions of Google Chrome, Firefox or Internet Explorer.